Thyssenkrupp Elevadores tem novo CEO para a América Latina

Por Conexão Construção 03/04/2020 - 11:48 hs
Foto: Thyssenkrupp Elevadores
Thyssenkrupp Elevadores tem novo CEO para a América Latina
Paulo Manfroi é o novo CEO da thyssenkrupp Elevadores para a América Latina

O engenheiro Paulo Manfroi é o novo CEO da thyssenkrupp Elevadores para a América Latina. A mudança ocorre em decorrência da aposentadoria de Alceu Paz de Albuquerque, que comandou a empresa nos últimos 29 anos, como parte de um processo de transição pautado nos direcionamentos da governança corporativa, com total integração do corpo diretivo. 

Formado em engenharia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e com MBA e Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela FGV e Fundação Dom Cabral e INSEAD, na França, Manfroi construiu uma sólida carreira na empresa. Começou como estagiário e ao longo de 34 anos ocupou vários cargos até assumir o comando da área de Serviços, um dos pilares do negócio, que responde pela manutenção de milhares de equipamentos instalados em 14 países da América Latina, incluindo o Brasil, como elevadores, escadas e esteiras rolantes, pontes de embarque e uma linha específica de acessibilidade. Recentemente, ocupava a posição de COO da companhia.

À frente da empresa em um momento de crise, onde a pandemia do coronavírus (Covid -19) traz um desafio adicional ao negócio, o foco principal é buscar o equilíbrio para preservar a saúde dos colaboradores e manter a sustentabilidade do negócio. “Estamos vivendo uma crise sem precedentes no mundo. Adotamos todas as medidas para assegurar a saúde e a integridade de nossos colaboradores e, ao mesmo tempo, garantir o serviço essencial para o deslocamento de milhares de pessoas, que precisam de mobilidade neste momento de crise, principalmente os hospitais, os aeroportos, o sistema de transporte, como o metrô, e os edifícios em geral”, destaca o CEO.  

A médio e longo prazo, o executivo tem como meta ampliar a gestão de negócio focada na transformação digital. Neste momento de medidas restritivas, a empresa vem reforçando junto aos clientes a importância dos canais digitais para agilizar o atendimento, como o App Seu Elevador, meio mais rápido para registrar um chamado a partir do smartphone. “No mundo moderno, as pessoas exigem das empresas respostas rápidas. Precisamos acompanhar esse ritmo e adicionar valor aos nossos produtos e serviços, por meio da tecnologia. É esse diferencial que estamos trazendo para o nosso segmento, que movimenta milhares de pessoas todos os dias pelo mundo”, destaca o CEO da thyssenkrupp Elevadores.

Hoje, a empresa é protagonista do processo de transformação digital da indústria de elevadores com o lançamento de tecnologias como o MAX, primeira solução de manutenção preditiva de elevadores, a partir de soluções de IoT e machine learning/IA. O MAX já está conectado a mais de 125 mil elevadores no mundo, incluindo o Brasil, onde os elevadores novos já saem de fábrica equipados com a nova tecnologia. 

“O MAX manda uma mensagem diretamente para o técnico, dizendo que identificou uma falha e aponta cinco possíveis soluções para o problema, assim o técnico vai agir de forma preditiva e mais precisa na solução e não no diagnóstico da falha”, explica Manfroi. A interface entre o MAX e o técnico de manutenção é feito por meio do App tkEmobile, via smartphone. Na outra ponta do processo, por meio do App Seu Elevador, o cliente também é notificado sobre o problema que o MAX detectou no elevador e que um técnico já está a caminho. Hoje, 10% dos clientes do Brasil já utilizam o App para se comunicar com a empresa.